Equipa team

Animadores Literários

2019
18402061_10155316860819721_8410931390494479130_o
Alexandra Espiridião
Atriz, pedagoga e orquestradora de espectáculos

Licenciada em Teatro Educação-Comunidade e Mestre em Arte do Actor Encenador pela Escola de Artes da Universidade de Évora.  Nasce no Ribatejo em 1969 e imigra para o Alentejo onde desenvolve parte da caminhada entre o aprender, o descobrir e o inventar um teatro para todos.
Actualmente colabora com o Chapitô na direcção e criação de espectáculos e animações circenses e é responsável artística e pedagógica do projecto Trupe Sénior.
A sua obra, habitada por contos, pela memória e pela leitura procura um teatro-poesia-narrativa, para lá da palavra.
Conta contos para vivenciar com o corpo e com as mãos (quase como dantes, quando a comadre Lucinda contava enquanto descamisávamos o milho).

Bruno Batista_direitos foto Jo∆o Fernandes (1)

(direitos foto João Fernandes)

Bruno Batista
Contador de Histórias

Nascido em Lisboa 1979, é licenciado em Animação Cultural desenvolvendo os seus trabalhos na área da animação de bibliotecas e da promoção do livro e da leitura.

Participou em alguns festivais de Narração Oral e dinamizou um programa radiofónico. Colabora com a Fundação do Gil desde janeiro de 2006. Ator em peças para a infância.

Anabela Ramos
Bru Junça
Contadora de Histórias

Foi em Évora que acordei para Vir ao Mundo.

Terra onde finquei raízes de afectos,

Flori sonhos e Colhi o fruto, ora amargo ora doce,

do tamanho das vontades que ousei plantar.

É Baralhando Histórias, voltando a ouvir e a contar que

(me) vou contando.

Gosto de contar o tempo, de percebê-lo. Talvez, por isso,

goste de o conjugar verbalmente no gerúndio,

dando-lhe uma Ideia de infinitude, ainda que ilusória.

Na minha bagagem carrego livros, muitos livros, guardo canto que me é chão

e até um Farol só Meu para não esquecer o norte do caminho.

Carrego medos grandes e pequenos e um grande espaço vazio.

Feito à Mão levo os livros de pano que nascem

das minhas memórias e de inúmeros retalhos de pano.

Com o Tempo descobri que Para Sempre é muito tempo

e que, mais cedo ou mais tarde, o Tranglomanglo virá bater-me à porta.

Depois apenas ficarei, para sempre, no Museu do Tempo daqueles que me

quiserem guardar na sua memória.

Eu Espero… enquanto vou contando.

Duarte Silva_foto Micas
Duarte Silva
Contador de Histórias

Lisboa, colheita de 1985. Consta que é uma das boas, diz-se por aí entre contos e pontos.

Em pequeno, não que tenha crescido muito, comia aletria todo o dia, se pudesse.

Ama ouvir e contar uma boa história, música, rir, trilhar caminhos à aventura e de observar o movimento dos pássaros enquanto está deitado numa bóia crocodilo. Dança que se farta. Dança e farta-se, mas adora.

Ator, Educador pela Arte, Mediador Cultural e Contador de Histórias.

Licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) – Ramo de Actores e pela Divadelní Fakulta Akademie Múzických Umeni (DAMU) – Departamento de Criatividade Autoral e Pedagogia.

Actualmente desenvolve trabalhos como actor, educador pela arte, contador de histórias, locutor, professor de teatro e oficinas criativas. Coordena e promove projectos artísticos com o Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte (MOVEA) e é também programador cultural n'A RESERVA, na Fábrica da Pólvora entre outras coisas mirabolantes...

Elsa_serra
Elsa Serra
Contadora de Histórias

Em 2015, publica o seu quinto livro “Monstra?”, e cria o projecto de formação e-learning - Curso online de Contadores de Histórias .  Tem vários projectos de incentivo à leitura, e de inclusão social, nomeadamente “Na Rua com Histórias – Uma Biblioteca para Todos”, onde leva a leitura em voz alta, aos que estão sós, os mais velhos que vivem nas ruas estreitas do centro histórico de Lisboa. Ganhou o Prémio Especial, Cuento con mención especial del III concurso Internacional Cuento en Corto: “A História da Velha”. Publica o seu quarto livro intítulado, Ungali, pela Porto Editora, em 2012, e livro “Quero ser Escritor, Manual de Escrita Criativa” (com Margarida Fonseca Santos), pela Oficina do Livro, 2007 e O Senhor das Barbas Brancas, 2003; A Lua Ensonada, 2004. Tem percorrido o País, com os seus ateliers de escrita criativa, formações de contadores de histórias e sessões de histórias. Foi responsável pela animação cultural da livraria infantil Pequeno Herói, em Lisboa, onde contava histórias com regularidade semanal. Fez o Curso de Expressão Circense/Teatro – Chapitô, curso de Educação/leitura da UAB, entre outros cursos. Trabalhou como atriz e produtora em vários espectáculos e animações.

ines blanc
Inês Blanc
Contadora de Histórias

Arquitecta de formação, contadora de histórias por paixão. Fez várias formações em áreas complementares como o teatro e a pedagogia e educação pela arte.

Desde que foi mãe, em 2006 o mundo das histórias ganhou uma nova dimensão e com o projecto Contamimando um novo fôlego.

Hoje, mediando o livro e a leitura, assim como a arte em núcleo expositivo, dedica-se a sessões em escolas, livrarias, bibliotecas e galerias.

marc parchow (1)
Marc Parchow
Ilustrador

Marc nasceu em Paris, em 1976, onde foi sujeito a uma elevada concentração de criatividade, que mais tarde o viria a prejudicar na escolha de emprego, tornando-o indiferente a qualquer carreira lucrativa.

Já em Portugal, estudou design na faculdade, e desde então sobrevive a desenhar.

Perdido por livros, funda com José Carlos Dias uma editora independente (a Qual Albatroz) e faz uma pós-graduação em edição.

Recentemente, montou um estúdio de serigrafia na Fábrica da Pólvora em Oeiras.

Conta as histórias dos livros que ilustrou, acompanhado sempre de uma guitarra. Destacam-se as seguintes obras: "A piranha Pirá"; "Mia" e "Onde moram as coisas".

Monitores

2017
Pipa
Monitora

Eu sou a monitora Pipa e nos meus tempos livres adoro viajar! O meu sonho é dar a volta ao mundo e conhecer todos os cantos e segredos de Portugal!
Tenho um cão, o Yoshi e o que mais gosto de fazer, considero-me mesmo uma especialista, é tirar a voz as crianças. Vais ter coragem de me desafiar??
Se estás disposto a arriscar encontra-me no Acampar com Histórias e sairás de lá cheio de novos amigos, muitas aventuras e histórias mágicas para contar!

Monitora Pipa (1)
Lara
Monitora

Olá malta, eu sou a Laura sem U. Adoro esta rodinha que tenho nas mãos.
Ela inspira-me, e a vocês, o que é que vos inspira?
Uma roda vira guitarra, uma guitarra vira? digam-me vocês.
Vamos inspirar, expirar, imaginar, sonhar e acampar fazendo a nossa história, a nossa aventura.
Venham acampar com histórias, estarei a vossa espera!
Lara

Monitora Lara (1)
Alexandra
Monitora

Chamo-me Alexandra, mas todos me tratam por Xana!
Não conseguir estar parada é algo que me define. Sou apaixonada pela vida e pelas pessoas.
Dar de mim aos outros é uma missão e receber é um privilégio!
Adoro o Acampar com Histórias porque proporciona a todos nós (crianças e animadores), momentos únicos e inesquecíveis de magia, diversão e partilha!

Monitora Alexandra (1)
Tiago
Monitor

Olá eu sou o Tiago mais conhecido como Lindim!!
Sou hiperativo, comunicativo, muito brincalhão e extrovertido.
A razão pela qual estou relacionado com o projeto Acampar com Histórias passa pelo facto de ser um projeto novo, único e dinâmico e permitir muitas amizades e experiências novas.

Monitor Tiago (1)
Admir
Monitor

Olá. Eu sou o Admir de Carvalho.
Sou monitor/animador sociocultural com uma longa experiência em trabalhar com crianças. Tenho uma excelente capacidade relacional e empática com crianças e colegas de trabalho. Sou dinâmico e superdivertido.
Eu adoro o Acampar com Histórias porque é um projeto inovador, com características únicas em que numa noite é possível exceder as expectativas das crianças e transportar o seu imaginário para um mundo de fantasia.

Monitor Admir Carvalho (1)